Como começar a aprender Francês: guia básico para iniciantes

1

Se você está lendo este artigo, é muito provável que queira saber como começar a aprender Francês, não é mesmo? Essa é a dúvida de praticamente todos os iniciantes em um novo idioma. Felizmente, algumas dicas podem ajudar você nessa tarefa e é sobre elas que falarei hoje.

Diferentemente do Inglês, o Francês não está tão presente no nosso dia-a-dia. Por não termos praticamente nada dessa língua em nosso subconsciente, fica mais difícil saber por onde começar. O medo de não conseguir aprender também é grande, mas uma coisa é certa: todos podem aprender um novo idioma!

Nos próximos parágrafos, você poderá conferir um guia básico com dicas e diretrizes importantes. Quer saber como começar a aprender Francês? Vamos lá!

Como começar a aprender francês: o guia básico para iniciantes

Etapa 1: comece com o básico

Como começar a aprender Francês sem ter noção das coisas primordiais como verbos básicos, pronomes, cores, números, dias da semana e adjetivos comuns? Impossível, não é mesmo?

Sabemos que sua vontade de aprender Francês é grande, mas não queira pular etapas. Comece conhecendo e entendendo o básico e só depois busque conteúdos mais avançados.

Leia mais:

Curso de francês online gratuito com noções básicas.

Os 5 melhores portais para você aprender Francês online grátis.

Etapa 2: acostume-se com o idioma

Depois de conhecer o básico, você pode mudar o idioma do seu celular, das suas redes sociais e do seu computador, por exemplo. Deixe tudo que você puder em Francês. Como você já está acostumado a lidar com essas coisas, aos poucos estará apto a fazer associações Português-Francês e seu vocabulário começará a crescer.

Também vale ouvir músicas, tentar identificar as palavras com som semelhante ao Português, anotar o que está mais presente no seu vocabulário e até etiquetar todas as coisas da sua casa ou do seu escritório com o correspondente em Francês.

2

Etapa 3: encontre bons materiais de estudo

A Internet facilita muito o aprendizado de qualquer idioma e com o Francês não é diferente. Você pode utilizar essa ferramenta a seu favor e começar a estudar através de vídeos no YouTube, podcasts, filmes, seriados, músicas e até sites que ajudam a encontrar falantes nativos para praticar o idioma.

Além da Internet, você também pode procurar por materiais de estudo físicos como livros, apostilas e um dicionário. Esse último, inclusive, será muito útil na sua jornada de aprendizado e não pode ser deixado de lado.

Leia mais:

Músicas para aprender francês.

O alfabeto francês e sua pronúncia (com vídeos).

Etapa 4: estude todos os dias e pratique sempre

Um dos principais erros que as pessoas cometem ao tentar aprender um novo idioma é estudar só de vez em quando e esquecer de praticar. Se você realmente quer saber como começar a aprender Francês, precisa ter disciplina e entender que o contato diário com a língua é essencial para um bom aprendizado. Um estudante obtém resultados muito melhores ao estudar todos os dias por 30 minutos do que ao estudar apenas 2 vezes por semana por 4 horas, por exemplo.

Quando se está iniciando o aprendizado de um idioma, é muito fácil esquecer pronúncia, grafia e concordância sem a prática diária, portanto, não se esqueça: disciplina é fundamental.

3

Considerações finais

Espero que essas dicas ajudem você a iniciar a jornada de aprendizado desse idioma tão incrível. Mantenha a dedicação e o foco e não se esqueça que aprender uma nova língua leva tempo. Pode ser um processo lento, mas é muito gratificante.

Organize-se e tente estudar todos os dias, mesmo que de forma passiva como ouvindo uma música ou um podcast, e então aperfeiçoe seus conhecimentos no idioma cada vez mais.

Bons estudos!

Gostou? Então compartilhe essa dica com seus amigos! Curta o Respire Francês no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Compartilhe com:


Posts relacionados:

Deixe uma resposta