14 de Julho, dia da Festa Nacional Francesa, principal feriado da França

12/07/2017 | | Cultura | 0

14 de Julho, dia da Festa Nacional Francesa, principal feriado da França

O principal feriado da França é celebrado anualmente no dia 14 de Julho em memória à Queda da Bastilha ou Tomada da Bastilha que ocorreu na mesma data em 1789, quando teve início a Revolução Francesa. Neste feriado nacional, paradas militares e festividades diversas ocorrem em todo o país. O desfile militar na Champs Élysées, em Paris, é o mais popular.

Não é difícil entender por que o 14 de Julho é o principal feriado da França. Graças à Revolução Francesa que teve início com a Queda da Bastilha, a monarquia absolutista que havia governado a nação por séculos entrou em colapso e foi abolida. Estamos falando de um período de muita agitação social e política no país que impactou diretamente em sua história e contribuiu também para mudar o rumo do continente europeu de forma mais ampla.

Leia mais:

Você sabe quando é o Dia das Mães na França?

Veja como subir na Torre Eiffel, um dos maiores símbolos de Paris!

Os ideais de religiosos da Igreja Católica, monarcas e aristocráticos evaporaram-se, dando lugar aos novos princípios de Liberté, Égalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade, Fraternidade), lema da Revolução Francesa que simboliza até hoje a derrubada de governos opressores e a busca por diferentes formas de democracia.

Imagem que simboliza a Queda da Bastilha
Imagem que simboliza a Queda da Bastilha

Veja quais foram os principais resultados e consequências da Revolução Francesa:

  • A Igreja, a monarquia e a aristocracia foram substituídas por uma república democrática secular;
  • A sociedade passou a viver com base em aspectos nacionalistas e democráticos, direitos inalienáveis e princípios iluministas de cidadania;
  • Napoleão Bonaparte ascendeu;
  • Infelizmente, houve também uma série de conflitos armados com outros países da Europa.

Atualmente, o principal feriado da França, celebrado anualmente no dia 14 de Julho, é chamado de “Festa Nacional Francesa”.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que essa celebração é, na verdade, a continuidade de uma festa que ocorreu no dia 14 de Julho de 1790, um ano após a Queda da Bastilha. O evento foi chamado de “Festa da Federação” (Fête de la Fédération) e ocorreu no Campo de Marte com o objetivo de celebrar a determinação do povo francês e as conquistas obtidas até o momento.

Dessa forma, a cada 14 de Julho, a França comemora uma antiga celebração patriótica que ocorreu em 1790, mas na memória coletiva a data ainda é associada à Queda da Bastilha.

Desfile na Champs Élysées em 2015
Desfile na Champs Élysées em 2015

Festividades do principal feriado da França

Durante o evento, os franceses erguem brindes à soberania popular e ao fim do depotismo. A maior concentração ocorre na Praça da Bastilha – não poderia haver um lugar mais simbólico.

Na avenida Champs Elysées acontece o tradicional desfile militar de 14 de Julho. Nas ruas, é possível assistir imponentes demonstrações das unidades que compõem as Forças Armadas Francesas. O Presidente da República sempre comparece ao desfile.

Veja algumas fotos das últimas celebrações do principal feriado da França:

3

4

Em todo o país, o feriado é comemorado com bailes e festas populares e muitos fogos de artifício.

Gostou? Então compartilhe essa dica com seus amigos! Curta o Respire Francês no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Posts relacionados:

Deixe uma resposta