7 fantásticos símbolos da França que talvez você não conheça!

31/07/2017 | | Cultura | 4

p

Quando pensamos em uma cultura diferente da nossa, geralmente alguns símbolos vem à nossa mente. O que representa a França para você? Quais símbolos da França você conhece?

Um coletivo de imagens, ao longo do tempo, vai sendo arquitetado por meio da história e dos costumes de um povo. É nesse coletivo que estão armazenados os 7 fantásticos símbolos da França que apresentaremos hoje e que talvez você ainda não conheça. Também falaremos sobre suas origens e significados para que você se sinta ainda mais próximo da cultura francesa.

Vamos conhecer esses símbolos?

1. Bandeira tricolor

1

A bandeira tricolor francesa (azul-branca-vermelha) é o símbolo mais conhecido da nação. Segundo o site oficial da França, as cores da bandeira combinam dois elementos:

Branco: o branco é a cor tradicional da Casa de Bourbon que governou o país desde o final do século XVI até o início da Revolução Francesa. Na bandeira, a cor branca representa o Rei.

Vermelho e azul: o vermelho e o azul na bandeira francesa representam a cidade de Paris e a Revolução. Os revolucionários em Paris tradicionalmente usavam vermelho e azul. Eles também ostentaram fitas azuis e vermelhas em seus chapéus quando invadiram a Bastilha em 1789.

Leia mais:

14 de Julho, dia da Festa Nacional Francesa, principal feriado da França.

A origem do Dia dos Namorados no Brasil explicada por publicação francesa (texto em francês).

2. A Marselhesa (hino nacional da França)

O hino nacional Francês é, acima de tudo, um hino à liberdade e à pátria, mas também à reunião do povo francês, motivado pela declaração francesa de guerra à Áustria em 1792. La Marseillaise, que tem 15 versos, foi escrita por Rouget de Lisle.

3. Marianne

3

Presente em cada prefeitura francesa, o busto de Marianne é um dos mais emblemáticos símbolos da França e representa a República Francesa. Seu nome é o resultado da mistura de Mary e Anne que eram muito populares na época da Revolução. Marianne é também um símbolo de invencibilidade e força.


4. Insígnia tricolor

4

Amplamente utilizada durante a Revolução, a insígnia tricolor foi originalmente um emblema militar que mais tarde se tornou um símbolo revolucionário. Em dado momento da história, a insígnia foi ostentada por Marianne em seu chapéu. Os que eram contra a revolução, no entanto, usavam uma insígnia branca que simbolizava a realeza.


5. A semeadeira

5 francs français Semeuse argent, 1960, avers

Ainda encontrada em algumas moedas de Euro francesas, a semeadeira é a figura de uma mulher vestindo um barrete, andando e semeando com seus cabelos ao vento. Ela foi criada em 1886 para ilustrar uma medalha do Ministério da Agricultura, mas acabou sendo muito utilizada em moedas e selos da época.


6. Árvore da liberdade

6

Juntamente com Marianne e a semeadeira, a Árvore da Liberdade é um dos principais símbolos da França que representa a vida e o crescimento, mas também a continuidade, o poder a força. No século XIX, foi um grande ícone da República Francesa e mantém sua fama até hoje.


7. Galo gaulês

7

O galo gaulês é um dos símbolos da França mais conhecidos mundialmente e a figura simbólica mais antiga do país. Sua origem está relacionada à palavra gallus que é usada para representar os habitantes de Gaule e também significa galo em latim, relembrando e reforçando as origens gaulesas da nação. Com o passar do tempo, o galo também passou a simbolizar proteção e coragem.

 

Posts relacionados:

4 Respostas

  1. Não podia estar melhor o site xD 😀

    • Alessandro Ferreira

      Oi Carla! Obrigado pela sua visita ao blog e pelo comentário! Um abraço.

  2. Muito bom
    Parabens

    • Alessandro Ferreira

      Oi, Carolina! Muito obrigado pelo comentário! Um abraço

Deixe uma resposta