10 segredos e curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

06/03/2018 | | Cinema | 5

Compartilhe com:


10 segredos e curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain em francês) é um filme escrito e dirigido por Jean-Pierre Jeunet que ganhou o mundo em 2001. Trata-se de um clássico “ame-o ou odeio-o”. Que tal conhecer os 10 maiores segredos e curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain? Você nem imagina o que aconteceu!

Curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain #1

O roteirista e diretor Jean-Pierre Jeunet escreveu o roteiro todo em francês com a atriz inglesa Emily Watson em mente. Ela interpretaria a personagem principal. No entanto, ele percebeu que sua atuação estava sendo prejudicada já que o francês não era seu idioma nativo e decidiu revisar o roteiro, mudando a história da protagonista e fazendo com que ela tivesse crescido na Inglaterra. Porém, Emma Watson desistiu do filme no meio das gravações pois não queria ficar tanto tempo fora de casa. Então, Jean-Pierre Jeunet voltou ao roteiro original e escalou a francesa Audrey Tautou para o personagem principal.

Leia mais:

Os irmãos Lumière e a origem do Cinema.

4 filmes franceses imperdíveis que todo cinéfilo precisa assistir.

Curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain #2

Apesar do filme ter sido lançado em 2001, Jean-Pierre Jeunet já vinha reunindo informações e planejando o roteiro há muito tempo: desde 1974.

1Curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain #3

Dialogando perfeitamente com a fotografia do filme, a paleta de cores viva e chamativa foi inspirada nas pinturas de um artista brasileiro chamado Juarez Machado. As cores mais marcantes são o vermelho, o verde e o amarelo.

Curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain #4

Ainda falando sobre o Brasil, você sabia que a atriz que interpretou Amélie Poulain quando criança é brasileira? Bom, na verdade, ela é filha de uma mãe brasileira e de um pai francês. Flora Guiet nasceu na capital da França, Paris, e hoje mora no Brasil, em São Paulo.

2Curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain #5

O local onde Amélie trabalha como garçonete não é fictício. O diretor fez as filmagens no Café des Le Deux Moulins, no charmoso bairro de Montmartre, em Paris. Hoje, o local é famoso por ser “o café de Amélie Poulain” e recebe milhares de visitantes todos os meses.

Curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain #6

Jean-Pierre Jeunet se inspirou no filme No Decurso do Tempo, de 1976, de Wim Wenders, para a ideia da caixa de memórias que Amélie encontra escondida no banheiro de sua casa.

Curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain #7

O diretor revelou que muitos detalhes presentes no filme são autobiográficos como, por exemplo, as coisas que os personagens gostam e odeiam.

3Curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain #8

Na clássica cena onde Amélie atira algumas pedras no canal San Martin, Audrey Tautou teve dificuldades em fazer com que elas saltitassem na água. Os efeitos foram inseridos digitalmente depois.

Curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain #9

Antes de gravar qualquer cena externa em Paris, o diretor e sua equipe limpavam todo o local deixando-o impecável e até cobrindo graffitis e substituindo cartazes velhos por artes mais coloridas. Jean-Pierre Jeunet disse que a ideia era controlar a qualidade estética da cidade o máximo possível para manter o universo gentil e colorido que existia aos olhos de Amélie.

Curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain #10

As cenas gravadas no apartamento de Amélie não se passaram na França, mas sim em um estúdio da Alemanha. O motivo? Incentivos fiscais.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre este clássico do cinema francês?

Posts relacionados:

5 Respostas

  1. Amélie, Brigitte est le prénom de ma petite fille. Cétait le prénom de ma grand-mère maternelle, celle qui mapprit à broder; je ne dirais pas : la boucle est bouclée , amis jespère apprendre à Alix, Raphaëlle, Marguerite2 ont commencé..Amélie, na quun an, curieusementelle me ressemble au même âge. alors, future brodeuse? On sème, on sème, on verra: on saime!!! Bises à toi aussi!

  2. Obrigado!!

  3. Acho que sua primeira curiosidade está meio equivocada porque Emma Watson está atualmente com 28 anos e se o filme foi lançado em 2001, indica que quando ele foi gravado Emma estava com uns 10 anos. Ou seja, ela não poderia ser Amelie.

    • Pensei a mesma coisa.

    • Alessandro Ferreira

      Olá Alexsandra!! Você está certíssima! Trata-se de um equívoco de digitação, pois a atriz cogitada para fazer o papel da Amélie não era a Emma, mas sim a Emily Watson. Já corrigi no texto. Muito obrigado pela contribuição! Um abraço

Deixe uma resposta