4 filmes franceses imperdíveis que todo cinéfilo precisa assistir

20/02/2018 | | Cinema | 0

4 filmes franceses imperdíveis que todo cinéfilo precisa assistir

Apesar da indústria cinematográfica de Hollywood ser a mais popular do mundo e a indiana ser a maior em termos de vendas de bilhetes, a sétima arte nasceu na França. Desde os clássicos até os mais modernos, o cinema francês tem muita coisa incrível a oferecer e hoje eu fiz uma seleção com 4 filmes franceses imperdíveis que todo cinéfilo precisa assistir. A lista é pequena diante da imensidão do cinema francês, portanto, em breve eu devo trazer novas listas! Continue acompanhando o blog!

1. Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

1Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain figura entre os “moderninhos” mais famosos do cinema francês.

O longa conta a história de Amélie Poulain, interpretada por Audrey Tautou, uma menina criada pelo pai e sem amigos que decide deixar o subúrbio e então se muda para o bairro de Montmartre, em Paris. Lá, começa a trabalhar como garçonete.

Um dia, encontra uma caixa no banheiro de sua casa e vai em busca do dono, Dominique (Maurice Bénichou), que se emociona com sua atitude. A partir desse momento, Amélie começa a ver um novo sentido para sua existência, passando a ajudar todas as pessoas ao seu redor com gestos singelos.

Leia mais:

10 segredos e curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

7 fantásticos símbolos da França que talvez você não conheça!

2. 8 Femmes – 8 Mulheres (2002)

2Duas grandes divas do cinema francês, Fanny Ardant e Catherine Deneuve, estão juntas no filme 8 Femmes, uma comédia-musical-policial simplesmente arrebatadora. Sem dúvidas, esse é um dos maiores filmes franceses imperdíveis de todos os tempos.

Catherine Deneuve é Gaby, uma socialite que vai para sua casa de campo passar o Natal com o marido Marcel (Dominique Lamure), sua mãe, sua irmã e suas duas filhas. Fanny Ardant é Pierrette, cunhada de Gaby, que chega misteriosamente de carona. Na trama também estão Louise (Emmanuelle Béart), a camareira, e Chanel (Firmine Richard), uma antiga cozinheira.

Quando Louise encontra Marcel com uma faca cravada nas costas, a confusão começa. As 8 mulheres tem motivos de sobra para matar Marcel e então elas se vêem forçadas a encarar verdades e ressentimentos enquanto tentam descobrir a assassina.

3. La Nuit Américaine – A Noite Americana (1973)

3

La Nuit Américaine é mais um dos filmes franceses imperdíveis dessa seleção. Dirigido por François Truffaut, o filme mostra as loucuras que acontecem em um set de filmagens.

O longa conta a história de um ator que fica deprimido ao descobrir que sua noiva está tendo um caso com um dublê, mas também de uma atriz que começa a beber sem parar e se esquece de suas falas, e ainda de outras confusões.

Uma das cenas mais importantes do filme é aquela onde eles precisam transformar o dia em noite de modo artificial. La Nuit Américaine é um verdadeiro presente para os apaixonados pela sétima arte.

4. Delicatessen (1991)

4

Delicatessen foi o primeiro sucesso de Jean-Pierre Jeunet que, 10 anos depois, conquistaria o mundo com Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain.

Esse filme, bastante alternativo, acontece em um futuro apocalíptico onde a comida é moeda de troca. Um homem chega em um prédio estranho, em cima de um açougue, em busca de emprego e abrigo. Depois de se instalar, apaixona-se pela filha do dono, mas sua presença passa a incomodar a família da moça que, na realidade, tem estranhos planos para o apaixonado.

O que vem depois disso? Só assistindo para saber! 😉

Gostou dessas indicações de filme?

Posts relacionados:

Deixe uma resposta