Origem do cinema: tudo começou com dois franceses, os irmãos Lumière

02/08/2017 | | Cinema, Cultura | 0

Origem do cinema: tudo começou com dois franceses, os irmãos Lumière

28 de dezembro de 1895 marca um dia histórico na origem do cinema, mas você não vai encontrar os filmes que estrearam neste dia na programação de Natal ou na lista de “10 filmes preferidos” de ninguém. Foi neste dia que os franceses August e Louis Lumière fizeram a primeira projeção pública na primeira sala de cinema do mundo, no sudeste de França. A origem do cinema não seria a mesma sem os irmãos Lumière e é sobre isso que falaremos hoje!

Quem foram os irmãos Lumière e como eles contribuíram para a origem do cinema?

August Marie Lumière e Louis Nicholas Lumière, considerados os inventores da Sétima Arte, eram engenheiros. August era apenas 2 anos mais velho que Louis e ambos trabalhavam na Fábrica Lumière, que inicialmente pertencia ao seu pai.

Foi no Salon Indien do Grand Café de Paris onde os pioneiros da cinematografia abriram efetivamente a primeira bilheteria do cinema, em 1895, cobrando o público para ver 10 curtas-metragens que haviam filmado no início daquele ano e eram projetados em uma tela grande.

2

Leia mais:

Saiba tudo sobre o Festival de Cannes, a premiação mais importante do cinema.

Você sabe quando é o Dia das Mães na França?

Os ansiosos parisienses pagavam 1 franco cada para assistir clipes de menos de um minuto no cenário comunitário.

O primeiro dos 10 filmes a ser exibido na apresentação, La sortie de l’usine Lumière à Lyon, foi gravado em março daquele ano e acredita-se ser o primeiro filme já criado.

Registros indicam que ele foi filmado em um cinematógrafo, instrumento que servia para filmar e projetar filmes e que teria sido inventado por Léon Bouly em 1982, mas ele teria perdido o registro da patente e os irmãos Lumière teriam registrado novamente o instrumento em fevereiro de 1895.O filme mostra os funcionários saindo da fábrica dos irmãos em Lyon. Veja:

 

Um dos outros 10 filmes exibidos pelos irmãos Lumière também marcou a origem do cinema. O curta L’arrivée d’un train à la ciotat, que mostra um trem chegando à estação, o que deixou o público bastante assustado. Muitos fugiram da sala com medo de que o trem fosse sair da tela! Veja:

Curiosidades sobre os irmãos Lumière

Agora que você já conhece a origem do cinema, que tal conferir algumas curiosidades sobre os irmãos Lumière?

  • 1A contribuição mais significativa dos irmãos foi perfurar as bordas do filme para que ele pudesse avançar suavemente através da câmera e do projetor.
  • O filme de 35mm usado por eles tinha apenas 17 metros de comprimento. Com uma taxa de quadros manuais de aproximadamente 16 quadros por segundo, isso proporcionou um tempo máximo de execução de cerca de 50 segundos.
  • Para comemorar o centenário do cinema em 1995, 80 dos 1.425 filmes sobreviventes dos irmãos Lumière fizeram uma turnê mundial e foram projetados usando recriações dos cinematógrafos. O evento, intitulado “The First Picture Show”, terminou com uma recriação do primeiro filme La sortie de l’usine Lumière à Lyon com algumas dezenas de cineastas saindo da mesma fábrica que pertencia aos irmãos Lumière.

Compartilhe com:


Posts relacionados:

Deixe uma resposta