Saiba tudo sobre o Festival de Cannes, a premiação mais importante do cinema

17/04/2018 | | Cinema | 0

Saiba tudo sobre o Festival de Cannes, a premiação mais importante do cinema

Sem dúvida alguma, o Festival de Cannes é a premiação mais importante do mercado cinematográfico. Além de reunir anualmente os profissionais mais admirados da indústria, também revela artistas incríveis e promissores a cada edição. Em 2018, o Festival de Cannes celebra a sua 71ª edição.

Como tudo começou: uma breve história do Festival de Cannes

O Festival de Cannes foi criado por Jean Zay, ministro francês da Instrução Pública e das Belas Artes, em 1946. Até 2002, o festival era conhecido como Festival International du Film, mas rapidamente ganhou muito prestígio e popularidade e passou a ser chamado de Festival de Cannes por acontecer na cidade francesa que leva o mesmo nome. A premiação é organizada anualmente e desde 1952 acontece sempre no mês de maio no Palais des Festivals.

Leia mais:

Origem do cinema: tudo começou com dois franceses, os irmãos Lumière.

4 filmes franceses imperdíveis que todo cinéfilo precisa assistir.

A primeira edição do festival foi no ano de sua criação. Em 20 de setembro de 1946, na Riviera Francesa, produções de 18 países foram apresentadas ao público. “Desencanto” de David Lean, “Farrapo Humano” de Billy Wilder, “A Batalha dos Trilhos” de René Clement e “Roma, Cidade Aberta” de Roberto Rossellini foram alguns dos destaques.

A atriz francesa Catherine Deneuve no Festival de Cannes em 1964
A atriz francesa Catherine Deneuve no Festival de Cannes em 1964

Ao longo de suas 69 edições, o festival também homenageou grandes astros do cinema como Ingrid Bergman, Marilyn Monroe, Juliette Binoche, Paul Newman, Marcelo Mastroiani e Faye Dunaway.

O prêmio mais importante do Festival de Cannes é chamado de Palma de Ouro (Palme d’or), entregue ao melhor filme. O primeiro filme a receber essa honra foi o americano “Marty”, de 1955, dirigido por Delbert Mann.

Como funciona e o que mais acontece no Festival de Cannes?

Muitos acreditam que o Festival de Cannes é um evento que se resume à competição pela tão sonhada Palma de Ouro, mas a verdade é que a programação é muito mais ampla.

Aproximadamente 50 longas e 30 curtas são exibidos em cada edição do evento. As obras são divididas principalmente em três mostras:

  • Competitiva
  • Um Certo Olhar
  • Cinéfondation
Material de divulgação do Festival de Cannes 2017
Material de divulgação do Festival de Cannes 2017

Na mostra Competitiva, entram os filmes que disputarão o grande prêmio, a Palma de Ouro. Na mostra Um Certo Olhar, entram os filmes de linguagem mais experimental e alternativa. Por fim, na mostra Cinéfondation são exibidos os filmes de estudantes de cinema.

Quem quiser competir pela Palma de Ouro deve apresentar um filme produzido no ano anterior e nunca exibido na Internet ou em qualquer festival internacional de cinema, garantindo que o material seja inédito no contexto mundial.

Paralelamente, outras apresentações também são realizadas: a Semana Internacional da Crítica e a Quinzena dos Diretores.

A atriz americana Robin Wright no Festival de Cannes em 2017
A atriz americana Robin Wright no Festival de Cannes em 2017

O evento dura 12 dias porque, diferentemente do Oscar, o Festival de Cannes recebe inscrições do mundo todo, ou seja, realizadores de qualquer lugar podem enviar a sua obra e tentar participar do festival.

Uma equipe de especialistas avalia os filmes recebidos e decide quais deverão entrar na programação do festival. Trata-se de um processo cuidadoso que garante a exibição de obras incríveis que, muitas vezes, acabam por revelar grandes cineastas como foi o caso de Steven Soderbergh e Quentin Tarantino.

O Festival de Cannes é um grande evento do cinema que todo amante da sétima arte deve conhecer! O site oficial do festival pode ser acessado clicando-se aqui.

Gostou dessa dica? Então assine a nossa newsletter!

Posts relacionados:

Deixe uma resposta