Você sabe quando é o Dia das Mães na França?

04/05/2017 | | Cultura | 0

Dia das mães na França

Você sabe quando é comemorado o Dia das Mães na França? Dizem que a origem do dia que é dedicado a todas as mães remonta à Grécia Antiga, quando celebrações ligadas à fertilidade eram organizadas durante a primavera em honra de Rhéa, mãe de Zeus.

Sabemos que no Brasil o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio. Por aqui, a celebração teve início a partir de 1918, influenciada pela festejo criado nos Estados Unidos em 1905 por Anna Javis, que quis homenagear sua mãe já falecida. A festividade ganhou muitos adeptos até se tornar oficialmente reconhecida como Dia Nacional das Mães em 1908.

Leia mais:

14 de Julho, dia da Festa Nacional Francesa.

Histórias dos distritos de Paris (vídeo em francês).

O Dia das Mães na França, a Fête des Mères

Napoleão Bonaparte foi o primeiro a evocar a ideia de uma festa para as mães francesas, na primavera de 1806. Há também registros de que Prosper Roche, fundador de uma associação na Vila de Artas, organizou uma celebração às mães no ano de 1906.

Nos documentos históricos, constam ainda que a cidade de Lyon, em 1918, exaltou todas as mães e esposas que perderam seus filhos e maridos durante a Primeira Guerra Mundial. Alguns, contudo, preferem afirmar que se trata de uma criação do Marechal Petáin, em 1941, para homenagear as mães que sofriam em decorrência dos horrores da Segunda Guerra Mundial.

Discussões à parte, o certo é que uma lei de 1950 estabeleceu o último domingo do mês de maio como o Dia das mães na França, exceto quando o último domingo é dia de Pentecostes, caso em que a celebração das mães é deslocada para o primeiro domingo de junho.

 

FONTE:

Gostou? Então compartilhe essa dica com seus amigos! Curta o Respire Francês no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Compartilhe com:


Posts relacionados:

Deixe uma resposta