Jingle da SNCF virou hit musical! O resultado é surpreendente!

15/06/2017 | | Música, Viagem | 0

Jingle da SNCF virou hit musical! O resultado é surpreendente!

A SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français) é uma das principais empresas públicas francesas e, atualmente, controla toda a rede ferroviária da França. Contando com cerca de 32 mil km de linhas e fazendo circular cerca de 14 mil trens por dia, a SNCF é uma grande organização que existe desde 1937. Você sabia que o famoso jingle da SNCF virou hit musical? Parece loucura, mas é exatamente sobre isso que falarei hoje!

Se você mora ou já visitou a França, é muito provável que já tenha utilizados os serviços da SNCF pelo menos uma vez. Desde 2005, um jingle extremamente simples de apenas 4 notas (Do, Sol, La e Mi) está presente na cabeça dos franceses e dos moradores. É esse som que anuncia a chegada ou a partida de um trem.

Dê play no vídeo abaixo e veja se soa familiar para você:

 

Pois é, esse jingle da SNCF virou hit musical e o responsável por samplear essas 4 notas e transformá-las em uma canção incrível é ninguém mais ninguém menos do que David Gilmour, lenda viva do rock.

David Gilmour fez o que parecia impossível: jingle da SNCF virou hit musical e o resultado é realmente surpreendente!

Lançado em 18 de setembro de 2015, “Rattle That Lock”, o quarto álbum da carreira solo de David Gilmour, vocalista da banda Pink Floyd, tem uma surpresa bastante inusitada. Na música que leva o mesmo nome do álbum, os primeiros segundos podem lembrar o anúncio de chegada ou partida de um trem na França. O músico sampleou o jingle da companhia ferroviária que se repete durante toda a canção.

Leia mais:

Cantora faz incríveis versões francesas de músicas famosas.

Veja como subir na Torre Eiffel, um dos maiores símbolos de Paris!

Dicas para tornar sua visita ao Palácio de Versalhes simplesmente inesquecível!

David Gilmour conta como o jingle da SNCF virou hit musical:

“Eu estava na estação Aix-en-Provence, na França, visitando alguns amigos, quando ouvi o jingle da SNCF. Imediatamente, peguei meu celular e fiquei esperando o anúncio do próximo trem e então gravei. Era uma bela melodia e chamou minha atenção. Pensei que seria interessante usá-la no próximo álbum”.

Quando surgiu a inspiração para a música, Gilmour entrou em contato com Michaël Boumendil, criador do jingle, e pediu autorização para usá-lo em seu novo álbum. A autorização foi concedida e Boumendil foi creditado no álbum na canção Rattle That Lock.

O processo artístico que inspirou David Gilmour a utilizar o jingle da SNCF em uma música não é tão surpreendente assim. Se voltamos um pouco no tempo, percebemos que o Pink Floyd usou diversos sons do cotidiano em suas músicas, como a caixa registradora em “Money” e os sons industriais em “Welcome to the Machine”.

Veja, no vídeo abaixo, em inglês e legendado em francês, o próprio músico contando como foi transformar o jingle da SNCF em uma música do seu novo álbum:

 

Incrível, não é mesmo? Foi assim que o jingle da SNCF virou hit musical! Agora, os fãs de David Gilmour que forem franceses ou visitarem a França não conseguirão deixar de fazer a conexão entre o jingle e a canção, assim como os franceses, moradores ou visitantes do país que ouvirem a música.

Confira o resultado completo no vídeo a seguir:

O trabalho de Gilmour realmente ficou fantástico, não é? Mas só para que você saiba, ele não foi pioneiro na utilização do jingle. Mostro abaixo 3 remixes que já experimentaram essa mistura, e você vai poder me dizer de qual criação gostou mais!

Gostou? Então compartilhe essa dica com seus amigos! Curta o Respire Francês no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Posts relacionados:

Deixe uma resposta